Robôs colaborativos (cobots): A próxima geração da automação

Os cobots estão transformando a maneira como trabalhamos, tornando as fábricas mais seguras e eficientes.

Robôs colaborativos (cobots) são robôs projetados para trabalhar em segurança ao lado de seus homólogos humanos. Eles foram criados para interagir com humanos em ambientes de trabalho, até mesmo nos ambientes industriais.

Os cobots foram criados para ajudar as pessoas, portanto a interação com os operários é fundamental. Um cobot é capaz de realizar tarefas de automação inimagináveis para um robô, conseguindo elevar a produtividade a outros níveis. Os cobots não são necessariamente autônomos, o que significa que os operadores humanos ainda são necessários e requerem algumas precauções de segurança.

Robôs colaborativos (cobots)-imagem ilustrativa gerada por ai

Os cobots são pequenos em comparação com outros modelos de robôs para soldagem, por exemplo. Ou seja, não ocupam muito espaço e são leves. Além disso, o robô poderá ser realocado para funções diferentes na fábrica, já que seu peso, baixa complexidade de configuração e versatilidade permitem que seja colocado onde há mais demanda em um dado momento.

VEJA TAMBÉM: Internet Das Coisas ou (IoT): o que é como funciona?

Os cobots podem ser usados em todos os setores, desde fabricação e embalagem de metal até usinagem CNC, moldagem, testes e inspeções de controle de qualidade, entre outros. Eles são robôs muito eficientes e que aumentam, inclusive, a produtividade da linha de produção.

Além disso, executam tarefas de forma contínua e com a mesma precisão. Como os cobots dependem da interação com humanos, eles podem dividir o mesmo espaço de trabalho e ainda executar com a mesma eficiência as tarefas. Isso é ótimo, pois em indústrias com espaço reduzido é possível colocar para trabalhar junto humano e robô.

Os cobots são colaborativos e não substituem mão de obra humana. Uma grande preocupação quando o assunto é automatizar uma linha de produção é a substituição da mão de obra humana pela robótica. Neste caso, com os cobots, o oposto acontece, justamente por ser um robô que trabalha em colaboração.

Os cobots partilham tarefas com outros cobots, equipamentos externos e periféricos envolvidos no processo de produção (PLC, CNC, tapetes rolantes, etc.). Os cobots utilizam os seguintes protocolos de comunicação inteligentes: ProfiNet, EtherNetIP, TCP/IP, XMLRPC e MODBUS.

Os Robôs colaborativos (cobots) apresentam ótimos benefícios. Veja a seguir as principais vantagens:

  • Eficiência: São robôs muito eficientes e que aumentam, inclusive, a produtividade da linha de produção. Além disso, executam tarefas de forma contínua e com a mesma precisão.
  • Compartilham o ambiente de trabalho: Como os cobots dependem da interação com humanos, eles podem dividir o mesmo espaço de trabalho e ainda executar com a mesma eficiência as tarefas. Isso é ótimo, pois em indústrias com espaço reduzido é possível colocar para trabalhar junto humano e robô.
  • Tamanho compacto: Os robôs colaborativos cobots e sua tecnologia, são pequenos em comparação com outros modelos de robôs para soldagem, por exemplo. Ou seja, não ocupam muito espaço e são leves. Além disso, o robô poderá ser realocado para funções diferentes na fábrica, já que seu peso, baixa complexidade de configuração e versatilidade permitem que seja colocado onde há mais demanda em um dado momento.
  • São colaborativos e não substituem mão de obra humana: Uma grande preocupação quando o assunto é automatizar uma linha de produção é a substituição da mão de obra humana pela robótica. Neste caso, com os cobots, o oposto acontece, justamente por ser um robô que trabalha em colaboração.
  • Versatilidade de uso: Os cobots podem ser usados em todos os setores, desde fabricação e embalagem de metal até usinagem CNC, moldagem, testes e inspeções de controle de qualidade, entre outros. Eles são robôs muito eficientes e que aumentam, inclusive, a produtividade da linha de produção. Além disso, executam tarefas de forma contínua e com a mesma precisão. Como os cobots dependem da interação com humanos, eles podem dividir o mesmo espaço de trabalho e ainda executar com a mesma eficiência as tarefas. Isso é ótimo, pois em indústrias com espaço reduzido é possível colocar para trabalhar junto humano e robô.

Por: Raphael – TecNerds

"Olá! Sou Raphael Araújo, apaixonado por tecnologia e tudo que é nerd. Fundador do TecNerds.com.br, meu blog é o espaço onde compartilho minha fascinação por gadgets, games, filmes, séries e tudo mais que envolve o universo geek. Seja bem-vindo(a) e embarque comigo nessa jornada tecnológica!"
Sair da versão mobile